sábado, 28 de janeiro de 2012

VOLTA ÀS AULAS 2012

  A adaptação escolar é um tempo de novas descobertas e de muitos receios, para os pais a as crianças.
Medos mais comuns das criançãs: " Mãe quero ficar com você!"

O momento da separação costuma ser TENSO. O filho chora, ou muitas vezes pergunta se a mãe pode ficar mais um pouquinho. É a primeira vez q a criança ficará sozinha sem ninguém de referência da família, gerando medo.
Para desviar a tensão, faça combinados e cumpra para dar segurança a criança( e a você). Se falar que vai ficar na escola fique.Não suma ou peça para alguém da família ficar. Converse em casa com a criança e conte quem vai protegê-lo quando você não estiver por perto.
Leve para a escola brinquedos ou objetos preferidos da criança.Esses objetos representam a casa para ela. Criando assim um elo entre a casa e a escola, ligação necessaria para a daptação.
Os pais também devem incentivar as crianças a tirarem as mochilas e colocarem em um lugar determinado pela escola.
" VOCÊ VEM ME BUSCAR?"
O principal medo da criança pequena é o de ser abandonado pelos pais. Quando ela vai pela primeira vez para a escola esse medo é constante. Ela está num espaço que não conhece, com pessoas estranhas. E para piorar ainda tem pouca noção de tempo. Não sabe quando vai voltar para casa. A escola tenta acalmar ensinando a rotina com desenhos,hora do lanche, de brincar,de ir embora.Em casa você deve relembrar a rotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores